domingo, 8 de junho de 2014

Útero retrovertido e gravidez


Saiba o que é o útero retrovertido, sintomas, tratamento e quais as chances da mulher engravidar com este problema.

O útero retrovertido  é uma variação anatômica do útero, ou seja, esta voltado para a região posterior do corpo, como se estivesse de ponta cabeça e virado para trás. Cerca de 25% das mulheres apresentam o útero retrovertido que a acompanhará durante todo sua vida, sem afetar em nada sua condição física.
 
Existem dois tipos de úteros retrovertido o fixo e o móvel, sendo que o móvel pode causar dores durante as relações íntimas e alguns incômodos durante a menstruação, o fixo é considerado um pouco mais problemático, pois pode causar dores pélvicas crônicas, dor ao urinar e fortes cólicas menstruais.
A grande dúvida das mulheres com o útero retrovertido é em relação à gravidez, se é possível engravidar com esta condição.

Útero retrovertido dificulta gravidez?

O útero retrovertido não traz sérias consequências para as mulheres que querem engravidar, mas pode haver sim uma maior dificuldade. A mulher que possui o útero retrovertido é mais suscetível à endometriose – quando o endométrio, camada que reveste o interior do útero está fora do órgão – que muitas vezes podem sangrar e causar certa ardência pélvica.
Essa ardência pode causar o enrijecimento das trompas, e sem a mobilidade das trompas a fecundação fica mais difícil, porque é onde acontece a fecundação. A mulher que já está grávida não precisa se preocupar, pois o útero retrovertido não trará consequências nem para a mãe e nem para o bebê.

Útero retrovertido sintomas

Os sintomas do útero retrovertido nem sempre  ocorrem, mas quando surgem geralmente vem em forma de dor crônica pélvica e lombar, dor nas relações íntimas, dismenorreias (que são cólicas muito intensas no período menstrual), dor ao urinar e evacuar entre outros sintomas que irá variar de mulher para mulher. O útero retrovertido é diagnosticado em exames ginecológicos de rotina, por isso é muito importante não deixar de ir a um médico.

Útero retrovertido tratamento

O útero retrovertido não é classificado exatamente como uma doença, por isso não há necessidade de tratamento. Mas em alguns casos o útero retrovertido pode de alguma forma interferir na saúde da mulher, por isso pode haver a necessidade de um tratamento por meio do uso de hormônios. Lembre-se sempre que apenas um médico poderá avaliar melhor a condição do útero retrovertido.

A mulher que tem o útero retrovertido não necessariamente terá problemas para engravidar, porém poderá surgir outros problemas relacionados ao colo do útero, por isso o exame médico é fundamental.


LINK FACEBOOK:
https://www.facebook.com/pages/Coisas-que-dever%C3%ADamos-saber-ch%C3%A1s-e-afins/458156047640858?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário