domingo, 1 de junho de 2014

CHÁ DE PORANGABA





INDICAÇÃO: Diurético, febrífugo, estimulante, circulatório, depurativas, anti-reumáticas, tônicas e sudoríficas. Muito utilizada em regime de emagrecimento.

DESCRIÇÃO: Porangaba um arbusto ou árvore pequena, da família das boragináceas, de folhas lanceoladas, flores brancas, campanuladas, e drupas vermelhas, globosas, semelhantes às do café. Além de bugrinho, pode ser chamada ainda de café-de-bugre, chá-de-bugre, chá-de-negro-mina, claraíba, laranja-aperu, laranja-do-mato, laranjeira-do-mato, limão-do-mato, limoeiro-do-mato. comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia.

COMO FAZER: Coloque 4 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 4 a 5 xícaras ao dia

PARA QUE SERVE A PORANGABA



Habitat: É nativa do Brasil e cresce predominantemente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás. Também é achado em áreas tropicais de floresta da Argentina e Paraguai

Historia: Planta de uso tradicional dos caboclos e bugres brasileiros, recentemente "entrou na moda" e mudou seu nome para o indígena porongaba.

Partes utilzadas : Folhas e frutos

Propriedades : É tido como excelente diurético, combate com eficácia a obesidade e ajuda a evitar a formação de depósitos gordurosos. Ajuda a diminuir a barriga. Protege contra o vírus Herpes l (simples).

Indicações : Tradicionalmente indicado nos casos de edema e fadiga relacionados à insuficiência cardiática, como diurético e cardiotônico.

Principios Ativo : Tônico refrigerante, fortemente diurética, Cárdio-tônica, energética.



Modo de Usar : Chá das folhas secas ou comprimidos, casca do fruto e do tronco(2)

Toxicologia : por causa da cafeína, pessoas com tendência a doenças cardíacas podem sofrer um aumento de pressão. Fora isso, ele afirma que a planta pode causar insônia, aumentar as dores estomacais de quem sofre de gastrite e provocar enxaquecas. “As gestantes e as crianças não devem ingerir a porangaba, pois não existem estudos que apontem todos os seus efeitos sobre o organismo.


Modo de usar: 30 minutos antes das refeições principais. - 500 mgl do extrato seco, 2 a 4 vezes ao dia; - chá das folhas.


LINK FACEBOOK:
https://www.facebook.com/pages/Coisas-que-dever%C3%ADamos-saber/458156047640858?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário