quarta-feira, 11 de junho de 2014

Entenda o seu muco cervical - para que serve e quando aparece

O que é muco cervical?

Existem vários tipos de secreção vaginal, e o muco cervical é um deles. Durante o ciclo menstrual, a quantidade, a cor e a textura do muco cervical se modificam, graças às flutuações hormonais.

Ficar de olho no muco e em suas mudanças pode ajudar você a descobrir quando está ovulando.

No início de seu ciclo menstrual, você tem o sangramento normal. Logo após a menstruação, o mais provável é que você se sinta “seca” (sem secreção) por vários dias. Depois disso, poderá notar uma secreção de cor levemente opaca que tem uma consistência mais grudenta. Enquanto essa secreção estiver presente -- ou enquanto não houver nenhuma secreção -- é muito provável que você não consiga engravidar.

Mas, quanto mais se aproxima da ovulação (em geral alguns dias antes), a secreção se torna mais transparente, viscosa e elástica, muito parecida com clara de ovo. Ela também será mais abundante. (É fácil se lembrar que este é o tipo de secreção mais favorável à formação de um bebê: pense em como o fato de ela ser mais clara e mais escorregadia ajuda os espermatozoides a transitarem pelo útero até encontrarem o óvulo).

O último dia em que você notar esse muco com consistência de clara de ovo é o dia em que você está mais fértil -- normalmente, na véspera ou no próprio dia da ovulação.

Qual é o melhor jeito de monitorar o muco cervical?

Um bom momento para verificar como está seu muco cervical é de manhã, logo depois da primeira urina.

Algumas mulheres têm uma quantidade de muco suficiente para ser notada no papel higiênico após a limpeza da vagina. Outras precisam coletar a secreção com o dedo. Enquanto estiver no banheiro, insira o dedo indicador ou o médio limpos na vagina até chegar ao colo do útero. Colete um pouco de muco e examine-o.


Como associar a observação do muco à medição de temperatura?

Você pode manter um diário de sua temperatura basal - entenda para que serve aqui (medida todo dia de manhã, antes de sair da cama) e de seu muco cervical para entender seus ciclos e saber quando ocorreu a ovulação. A observação do colo do útero também pode ajudar.

São sinais de que a ovulação ocorreu:
  • Elevação da temperatura: a ovulação ocorre um ou dois dias antes do aumento da temperatura no gráfico.
  • Penúltimo ou último dia da secreção parecida com clara de ovo.
  • Colo do útero alto, aberto e macio, com a textura parecida com a de seus lábios


  • Como os espermatozoides duram vários dias dentro do corpo da mulher, é bom manter relações sexuais antes do dia exato da ovulação. Portanto qualquer sinal de muco parecido com clara de ovo já é ótimo para iniciar as tentativas.

    O Muco ao Longo do Ciclo

    Para observar o corrimento normal, podemos fazer o seguinte: acompanhar a mudança do muco todos os dias, colocando os dedos na entrada da vagina e pegando uma “pitada” do muco, entre os dedos, e separando os dedos para ver se a secreção é mais viscosa, seca, aquosa, etc.. A seguir descrevemos aproximadamente como o muco varia entre os períodos não-férteis e fértil.
    Ausência de muco, ou muco estéril é o que encontramos no começo e no final do ciclo, ou seja, logo depois da menstruação e antes da menstruação seguinte. São fases do ciclo em que a mulher não é fértil.
    Quando há ausência do muco (Figura 7A), ou seja, entre os dedos quase não há umidade, a própria acidez da vagina da mulher se encarrega de matar os espermatozóides.

    O muco estéril é grosso e pastoso, dificultando a passagem dos espermatozóides. Esse muco pode ser branco, amarelado ou opaco. Quando comprimimos entre os dedos, esse muco forma pequenas montanhas (Figura 7B).
    O muco fértil começa a aparecer no período pré-ovulatório. Nesse período as mulheres sentem mais umidade vaginal. O líqüido no início é leitoso, aguado ou escorregadio. Aqui já é arriscado engravidar.
    O muco muito fértil ou gléa aparece no período da ovulação, e parece com clara de ovo crua. É um muco alcalino, e por isso amigo dos espermatozóides: serve de alimento para eles e facilita a entrada deles no útero, até as trompas, para encontrar o óvulo. Quando comprimimos entre os dedos, podemos esticar o muco sem que ele quebre (Figura 7C).
    Depois novamente vem o muco estéril ou a ausência de muco, e a menstruação. Muitas mulheres têm a volta do muco tipo clara de ovo nas horas que antecedem a menstruação, mas isso não quer dizer que o período fértil voltou, é claro. 

    A secreção e a fertilidade
    A secreção ou muco vaginal varia durante o ciclo menstrual. As fotos a seguir vão ajudá-la a detectar seus dias mais férteis.
    Você pode examinar o muco passando papel higiênico na região vaginal ou introduzindo seu dedo limpo na vagina em direção ao colo do útero. Geralmente há mais secreção vaginal depois de se fazer cocô.

    Se estiver evitando filhos, não se baseie só na observação de secreções, pois ela não é um método anticoncepcional garantido.

    Secreção com aspecto de clara de ovo: você está fértil
    Depois que a menstruação passar, talvez você note um aumento de secreção, que fica mais "molhada" e escorregadia após alguns dias.

    Secreção com aspecto de clara de ovo indica o tipo mais fértil de muco cervical. Esta secreção elástica permite que os espermatozoides nadem com toda a facilidade até o colo do útero. Não só a aparência é de clara de ovo crua, como também a textura do muco, que pode se esticar por até cinco centímetros sem quebrar no meio!



    Secreção aguada: você está fértil

    O muco cervical torna-se mais molhado e mais aguado na fase próxima à ovulação. Essa consistência permite aos espermatozoides se movimentarem rapidemente pelo colo do útero.

    Quando a secreção está aguada, às vezes dá a sensação de que escapou xixi na calcinha. O muco aguado é transparente e quase pinga ou escorrega pelos dedos.



    Secreção turva: você não está fértil

    Após a ovulação, o muco cervical não fica mais aguado ou escorregadio. Com aspecto cremoso, o muco não é mais considerado fértil porque restringe bastante a mobilidade dos espermatozoides.

    Nesta fase, a secreção pode ser esbranquiçada ou amarelada, grossa e tem o toque parecido ao de um creme hidratante entre os dedos.

    Secreção pegajosa: você não está fértil

    Nos dias que antecedem a menstruação, o muco cervical fica pegajoso ou grudento.

    É o período menos fértil do seu ciclo, com a secreção que lembra leite talhado. Os espermatozoides têm bem mais dificuldade de nadar neste meio.



     LINK FACEBOOK: 
    https://www.facebook.com/pages/Coisas-que-dever%C3%ADamos-saber-ch%C3%A1s-e-afins/458156047640858?fref=ts

    17 comentários:

    1. Ola boa noite tudo bem. Eu sou casada a oito ano e a quinze dias atraz eu tive relação. Com meu. Marido. E quando. Terminamos. Saiu um. Muco igual. Clara de ovo só. Que rosado minha menstruação. Era pla descer onte e até agora nada ta saindo um muco branco igual hidratante. O que sera alguem ja teve esse sintomas

      ResponderExcluir
    2. Ola boa noite tudo bem. Eu sou casada a oito ano e a quinze dias atraz eu tive relação. Com meu. Marido. E quando. Terminamos. Saiu um. Muco igual. Clara de ovo só. Que rosado minha menstruação. Era pla descer onte e até agora nada ta saindo um muco branco igual hidratante. O que sera alguem ja teve esse sintomas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom dia claudete eu tbm estou igual a vc eu estou casa a 1 ano e 1 mês a tentes eu estava com o muco cervical igual clara de ovo escorria que parecia 1 mestruacao após eu ter tido relação sexuais com o meu esposo passou de clara de ovo p/um tipo de creme hidratante e o meu colo do útero está alto e dor nos seios dor de cabeça e cólicas fui fazer um teste mais só deu :<0.1 sinal que ainda não estou grávida estou esperando a mestruacao descer dia 18/05 se não descer vou repitir o teste de novo

        Excluir
      2. Bom dia claudete eu tbm estou igual a vc eu estou casa a 1 ano e 1 mês a tentes eu estava com o muco cervical igual clara de ovo escorria que parecia 1 mestruacao após eu ter tido relação sexuais com o meu esposo passou de clara de ovo p/um tipo de creme hidratante e o meu colo do útero está alto e dor nos seios dor de cabeça e cólicas fui fazer um teste mais só deu :<0.1 sinal que ainda não estou grávida estou esperando a mestruacao descer dia 18/05 se não descer vou repitir o teste de novo

        Excluir
    3. Olá estou com 3 dias de atraso tive relação após o término da menstruação e aí foi ejaculado dentro posso estar gravida

      ResponderExcluir
    4. Olá. .tenho muitas duvidas,tomei o indutor de ovulação,ontem foi o dia da ovulação,mais desde ontem esta saindo um muco tipo leite coalhado,hoje tive relação,so nao entendo esse muco assim..nunca tive esse muco..duvidas

      ResponderExcluir
    5. Ola, eu tenho 14 anos vou fazer 15, a minha mestruacao veio a um ano atras (ela ficou somente sois meses, foi a primeira vez que veio).E ate agora ela nao voltou ja faz um ano, eu nao practiquei nenhuma relacao sexual.E agora ela esta saindo um moco transparente bem pouquinho pois esta. Significa que a mestruacao esta para vim??

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Jessie, comigo aconteceu a mesma coisa, a primeira menstruação eu tinha 14 e a outra veio quase um ano depois, já tinha 15, logo após iniciei a minha atividade sexual e comecei a usar a pilula anticoncepcional e ela ficou regrada, mas teve um certo período q eu parei de tomar e desrregulou tudo... fiquei quase 7 meses sem menstruar daí na consulta com a minha endócrino ela passou vários exames de sangue e disse q esse quadro clínico era indício de ovário policistico e os exames vieram a confirmar... meus sintomas além do atraso menstrual era hisurtismo(aparecimento de pelos em lugares onde não é comum nas mulheres) causado pela alteração hormonal confirmada no exame de sangue tbm fiz a transvaginal na qual deu para ver os ovários, o meu tratamento foi voltar com o uso da pílula para regular todas as taxas hormonais... o seu caso pelo atraso da menstruação pode ser outro... existem vários fatores, o bom msm seria consultar com um ginecologista e um endocrinologista... mas enfim pelo tempo da pergunta vc ja teve a sua resposta de q poderia ser sim a sua menstruação perto de chegar rs...

        Excluir
    6. Olá. eu gostaria de tirar uma duvida, no dia 02/07 e 03/07 tive um muco Clara de ovo e tive relação nesses dois dias com ejaculação e tive relação no 05/07 quando foi no dia 13/07 comecei a sentir cólicas fraquinhas dor de cabeça no dia 16/07 veio sangue vivo depois com borra de café ai quando foi no dia 20/07 parou de sangrar ms até agr sinto dor nos seios dor de cabeça o que pode ser?

      ResponderExcluir
    7. Sophie pode ser q não mas a última e unuca vez q me aconteceu isso e que eu senti o mesmo que vc eu descobri que estava grávida. .. meu fikho ja tem 4 anos mas foi exatamente assim e eu achei q n fosse gravidez justamente pq o sanque vivo desceu

      ResponderExcluir
    8. Boa tarde nos dias 15 e 16 tive relação e no dia 16 ontem estava saindo este muco parecendo clara de ovo hj já saiu um muco meio pastoso mas melequento ainda quero saber se posso estar gravida quero muito um bebe tenho ovários policísticos

      ResponderExcluir
    9. Boa tarde nos dias 15 e 16 tive relação e no dia 16 ontem estava saindo este muco parecendo clara de ovo hj já saiu um muco meio pastoso mas melequento ainda quero saber se posso estar gravida quero muito um bebe tenho ovários policísticos

      ResponderExcluir
    10. Olá eu tive relaçao e no mesmo dia saiu o muco viscoso é possível eu está grávida

      ResponderExcluir
    11. Olá eu tive relaçao e no mesmo dia saiu o muco viscoso é possível eu está grávida

      ResponderExcluir
    12. Gente parei de tomaR rEmedio a duas semanas logo quando desceu já paRei,logo a pós a menstruação começou a sair um corrimento com sangue imaginei que fosse sujeira do organismo mas continuou já passou pela cor e textura de clara de ovo e agora está bem grosso e elástico isso já tá a quase uma semana de quente da menstruação , isso é normal?

      ResponderExcluir
    13. Bom dia
      Mestruei dia 05/01 ao dia 09/01 no dia 19 tive um sagramento de cor bem clara meio rosa e não melava a calcinhas durou 2dias , no dia 23acordei com os bico dos seios pouco dolorido e saindo uma secreção elástico com pouco de sangue durou somente 1dia logo depois começou a sair um corrimento tipo pomada sem cheiro todos acompanhado de muita cólicas. Aguardo resposta

      ResponderExcluir