domingo, 8 de junho de 2014

Ajudando na fixação do embrião



Para quem está tentando engravidar a preocupação com a ovulação e o período fértil é constante. Chás, alimentos, vitaminas, medicamentos para estimular a ovulação são frequentes entre as tentantes. Porém, o que pouco é dito é que tão, ou mais, importante que a ovulação e a fecundação é a implantação do embrião no endométrio.

Para quem não sabe, após a liberação do óvulo pelos ovários, ele é capturado pela trompa e lá é fecundado, depois, esse óvulo fecundado desce pelas trompas até o útero, devendo se prender na parede uterina, o endométrio. Ele é uma membrana mucosa que reveste a parede uterina, formado por fibras musculares lisas e estimulado por hormônios ovarianos. O endométrio deve ter pelo menos 7mm para que o blastócito, o óvulo fecundado, consiga se fixar, na famosa nidação. Esse espessamento endometrial é possível com os hormônios que são secretados ao longo do ciclo, sendo o estrogênio fundamental para a formação inicial. A progesterona, após a ovulação na chamada fase lútea, completa a caminha para receber o bebezinho em formação.A única forma de saber a resposta endometrial é por meio de ultrassons seriados, que acompanham o ciclo. Algumas mulheres podem precisar incluir doses hormonais adicionais para ajudar o organismo. As tentantes que usam indutor de ovulação podem ter a formação do endométrio prejudicada.

Acontece, que a implantação do embrião é dos maiores desafios para a medicina, sendo responsável por grande parte do insucesso, inclusive de técnicas avançadas de reprodução, como a fertilização in vitro. Dados apontam que cerca de 75% dos abortos acontecem nesta fase, quando a mulher nem mesmo sabe que está grávida. Já postei para vocês sobre o truque do abacaxi  e resolvi fazer um outro post com dicas para ajudar na implantação. Fiz uma boa pesquisa e alguns itens são recomendados inclusive pelos médicos, outros eu vi comentários em fóruns. Como tudo é natural, creio que não fará mal a ninguém e ainda poderá ajudar na realização do seu sonho de ser mãe. Acredito que quando denominamos "tentantes" as mulheres que estão tentando engravidar, ser tentante também significa tentar de tudo.
É importante dizer que em caso de fecundação, a nidação deve ocorrer entre quatro a dez dias após esse tempo. Portanto, as dicas devem ser seguidas durante este período.

- Abacaxi-  ele possui a enzima bromelina, que atua como anticoagulante natural, permitindo maior vascularização sanguínea do endométrio.

- Bebidas isotônicas - são soluções com concentração de moléculas semelhante aos fluidos do nosso corpo. São aliados na implantação porque ajudam a manter o corpo hidratado e a repor sais minerais naturalmente pelo corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon, SportFluid, SportAde.

- Gelatina- ela ajuda, pois contém colágeno, elemento importante para os órgãos e que vai fortalecer o endométrio. A gelatina sem sabor, em pó ou folhas, tem maior concentração, mas as coloridas e saborosas de caixinha também possuem. Existem ainda a gelatina hidrolisada que é mais concentrada e pode ser adicionada a sucos ou leite.

- Clara de ovo - ajuda por ser forte fonte de proteínas, que influem no organismo durante essa fase do ciclo. Algumas pessoas consomem a albumina em pó, que é bastante concentrada. A albumina em pó pode ser comprada em casas de produtos naturais ou para suplementos usados por atletas.

- Ômega 3 - estimula a circulação e aumenta o fluxo sanguíneo no endométrio, além de ser um regulador hormonal natural.

- Vitamina C - tem ação antioxidante e atua regulando a fase lútea.

- Vitamina E- pesquisas mostram que ela atua impedindo abortos

- Vitamina B6-  Fortalece todo o ciclo e é importante durante a fase lútea

- Vitamina B12- atua diretamente no endométrio

- Vitamina D- Estudo indicam que a carência dessa vitamina está ligada a infertilidade e aos abortos de repetição. Quem tem SOP corre risco de ter carência dessa vitamina.



- Inhame- como já foi dito no blog, o inhame é um regulador natural dos hormônios e atua não só induzindo a ovulação, como restabelecendo os níveis funcionais dos hormônios durante todo o ciclo. Comer o tubérculo durante a fase lútea ajuda a espessar o endométrio.

-Physalis- Alguns estudos mostram que ingredientes da fruta exótica ajuda transplantados a não rejeitarem os órgãos. O mesmo conceito vem sendo usados por tentantes que passam por técnicas de reprodução, pois o organismo pode interpretar o embrião como um invasor. A fruta, portanto, atua regulando a imunidade do organismo. O ideal é consumir três por dia.

- Evite o consumo de cafeína e doces e reduza os carboidratos, priorizando as proteínas. Dobre a quantidade de água consumida.


LINK FACEBOOK: 

https://www.facebook.com/pages/Coisas-que-dever%C3%ADamos-saber-ch%C3%A1s-e-afins/458156047640858?fref=ts

Um comentário: